Inventar a história – Manuel Alegre e a promoção do nada

Quando não se pode reescrever a história pode-se inventar a história.

A projecção de Manuel Alegre é precisamente isso. No curriculum dele vem o seguinte: 34 anos deputado e Secretário de Estado.

É pouco. É pouco para aquilo que agora se vem dizer a respeito do homem. O que se diz a respeito dele podia-se dizer 1000 outros políticos, e o cargo de PR é o mais alto da nação.

Como deputado é um dos 230 que se arrastam por lá que merece a consideração que todos temos pela classe – 34 anos não abonam nada a favor dele, muito pelo contrário, arrastou-se 34 anos!! – , como secretário de estado, convinha saber primeiro de secretaria foi e o que fez…não haverá memória de coisa útil senão já o saberíamos nesta altura.

Tendo sido um dos fundadores do PS, um dos amigalhaços do Soares porque será que esta proeminência nunca foi chamado para coisa nenhuma ? Não deve ter sido pelas suas competências nem pelas por se lhe conhecerem incompatibilidades – salvo aquelas que adquiriu durante a sua aventura como candidato.

Agora vemos uma data de gente a elogia-lo, as suas características humanas, homem de esquerda, ao que parece sabe de história – não basta dizer que sabe tem que demonstra-lo – etc. etc.

A única virtude que este homem teve e tem como politico é ter conseguido uma situação em que, joguete de Francisco Louçã, deixa o PS refém da ameaça da votação que teve nas últimas eleições. É certo que o PS escolheu mal o seu último candidato – tal como a Marinha Grande foi a base da eleição de Soares, o desrespeito deste pelo seu “amigo” de outros tempos foi-lhe também fatal – mas isso não implica que Sócrates tenha que ser encavado com esta fraude e golpada do Louça. O PCP, na sua tradicional coerência e muita experiência, já avisou o frade Louça que não vai em cantigas.

O BE está na vanguarda e decerto que está a manipular esta candidatura, vamos ver se Sócrates desce tão baixo e aceita ser encavado por estes.

Gostaria de ver também estes cerebros que estão agora na praça publica, quais marionetas de Louça, a elogiar o Alegre a elogiar…por exemplo o Carlos Brito, que também já foi candidato e fez tanto (provavelmente muito mais na sua luta contra a ditadura) como este Sr. que não diz nem fez absolutamente nada por este país.

Anúncios

Sobre Reis Soares

eu é que sou o Reis Soares
Esta entrada foi publicada em Política. ligação permanente.

4 respostas a Inventar a história – Manuel Alegre e a promoção do nada

  1. Caro Reis Soares

    Vejo aqui neste seu post um ódio exacerbado contra alguém que no seu entender não é nada, nem o chão que pisa ou o ar que respira merece.

    A politica é feita de combates e na politica não existem inimigos, e muito menos ódios, deixo aqui uma pequena história muitas vezes contada como se o autor fosse Churchill, mas não, foi Benjamim Disraeli.

    Benjamin Disraeli, mostra o parlamento a um jovem, encontram-se ombro a ombro, olhando fixamente para os lugares dos deputados da oposição, quando o jovem decide mostrar a sua fibra perguntando: então é ali que se sentam os nossos inimigos? Disraeli, serenamente, responde-lhe: não! Aqui sentam-se os nossos adversários; os nossos inimigos sentam-se ali (apontando para a tribuna do seu próprio partido).

    Manuel Alegre foi Secretário de Estado da Comunicação Social e Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, foi também várias vezes Vice-Presidente da Assembleia da Republica.

    A teoria que o amigo desenvolve que só tem direito a um lugar de PR quem “trabalhou”, deixe-me dizer-lhe que conheço um calceteiro que trabalha desde os 12 anos nessa “nobre arte” e que hoje tem 74 anos e ainda trabalha, pela sua teoria tem mais direito a ser PR que qualquer um dos candidatos que se perfilam, isto para não falar na nobre arte da literatura só alguns a terem e que para si nomes como, e aqui não quero comparar Manuel Alegre com ninguém a não ser na profissão, Pessoa, Eça, Camilo ou para falar nos ainda vivos, Lobo Antunes ou Saramago, são trabalhos menores sem importância, mesmo que esse escritor seja laureado com prémios internacionais.

    Já agora um esclarecimento, nunca viu escrito em lugar nenhum que Manuel Alegre foi fundador do PS, os fundadores do PS foram:

    António Macedo, Mário Soares, Victor Cunha Rego, Tito de Morais, Francisco Ramos da Costa, Francisco Salgado Zenha, José Magalhães Godinho, Gustavo Soromenho, Raul Rêgo, Joaquim Catanho de Menezes, Teófilo Carvalho dos Santos, José Ribeiro dos Santos, Vasco da Gama Fernandes, Mário Cal Brandão, Fernando Valle, Álvaro Monteiro, Albano Pina Herculano Pires, António Carlos Campos, Fernando Antunes Costa, Maria de Jesus Barroso, Arnaldo Cândido Veiga Pires, José Neves, Maria Emília Tito de Morais, Carlos José Queixinhas, Gil Francisco, Ferreira Martins, Áurea Rego, Manuel da Costa Melo, Francisco Tinoco de Faria, Augusto Sá da Costa, Júlio Montalvão Machado, Manuel Belo, Luís Nunes da Ponte, Fernando Loureiro, João Sarmento Pimentel, Francisco Sarmento Pimentel, Pedro Coelho, Armando Nunes Diogo, Artur Cunha Coelho, Alfredo Barroso, Jaime Gama, José Luís Nunes, Rui Mateus, Carlos Candal, Alfredo Carvalho, Fernando Grade Silvestre, Sebastião Dantas Baracho, José Emídio Figueiredo Medeiros, Fernando Raposo, Eduardo Ralh,a Carlos Torres d’Assunção, Firmino Silva, Abílio Mendes, Luís Roseira, Manuel Cabanas, Alberto Arons de Carvalho, Joaquim Lourenço Gago, Alfredo Costa, Azevedo Inácio Peres Fernandes, Paulo de Lemos, Adelino Cabral Júnior, Luís Castro Caseiro, Alberto Oliveira e Silva, António Coimbra Martins, Armando Cardoso Meireles, João Manuel Tito de Morais, Rodolfo Crespo, Dino Monteiro, Manuel António Garcia, Carlos Carvalho, Maria Carolina Tito de Morais P. de Oliveira, Augusto Pereira de Oliveira, Beatriz Cal Brandão, Joaquim Rocha e Silva, António Santos Cartaxo Júnior, Jorge Campinos, Armando Soares, Luís Gaspar da Silva, José Tiago de Oliveira, João da Costa Neves, Olindo Figueiredo, Júlio Carrapato, Fernando A. Borges, Mário Mesquita, Nuno Godinho de Matos, José Maria Roque Lino, Dieter Dellinger, Francisco Marcelo Curto, Maria Teresa Cunha Rego, Francisco Seruca Salgado, Mário Sottomayor Cardia, António Reis, Armando Bacelar, Bernardino Carmo Gomes, Liberto Cruz, Manuel Pedroso Marques, Jaime Vilhena de Andrade, José Rabaça, Lafayette Machado, Eduardo Jorge Santiago Campelo, Joaquim António Calheiros da Silveira, António Paulouro, António Neves Gonçalves, Álvaro Guerra, João Gomes, Augusto Duarte Roseira, João Lima, José Leitão, Francisco de Barros Calhapuz, Maia Cadete, Carlos Alberto Novo, António G. Pereira e Lucas do Ó.

  2. Caro Elisiário,

    o amigo não confunda o facto, de não reconhecer qualidades ao Alegre para ser candidato, com qualquer motivação de ódio, ou achar que o Sr. não tem os seus méritos, ou ainda que ache ele não mereça o chão que pisa ou o ar que respira.
    Francamente o Alegre até me inspira bastante simpatia. Como pessoa claro está. Agora isto não faz que eu ache que qualquer bicho possa ser PR.
    Para que fique claro, não conhecendo o calceteiro da sua rua dou-lhe com certeza o beneficio da dúvida que poderia ser um bom PR para todos nós. Aproveitando os seus exemplos, o Saramago de quem tenho uma profunda admiração pela sua obra e do quem tenho uma opinião bastante contrária como pessoa, não considero que tenha qualidades para ser PR.

    Agradeço a informação do Alegre como não fundador do PS…também isso não lhe podemos atribuir.

  3. Caro Reis Soares

    Tenho por aquela lista de fundadores do PS a mais profunda admiração, mas reconheço eu e muitos daqueles que dela fazem parte que fez mais pelo PS Manuel Alegre do que muitos fundadores, aliás, fez mais pela democracia, pela liberdade, do que muitos que, pela bitola do amigo “são talhados para PR”, porque PR é isso e não é aquilo, PR não faz, PR não age, PR é o garante das liberdades e da constituição, PR tem que falar e sentir “povo”, PR não governa, não indica caminhos, não dá soluções, PR é o sentir do povo, PR faz a ligação entre esse povo e as instituições, PR ouve e garante que ao falar vai ser escutado.

    Diz o amigo :”essas frases ficam sempre bem…mas só dizem o que a agencia de comunicação lhe mandaram dizer.Não apresenta qualquer solução e são apenas fala poética.”

    Eu acompanhei muito de perto a campanha eleitoral de 2006 e posso garantir-lhe que dinheiro que nós gastássemos não foi com agências de comunicação, Manuel Alegre discursa de improviso, um papel com tópicos para ele é o suficiente. Na realidade Manuel Alegre enquanto candidato, não apresenta soluções porque não é da responsabilidade do PR, Manuel Alegre não quer substituir-se ao Governo, Manuel Alegre não tem, enquanto candidato a futuro PR que dar indicações, Manuel Alegre quer dialogar com aqueles que ocupam o poder, Manuel Alegre não cria factos políticos nem historietas de cordel, ver, “Ainda o caso das escutas a Belém”.

    Manuel Alegre nunca se apresentou como exclusivamente deputado, ou politico, Manuel Alegre é um homem de letras, é escritor, poeta, Manuel Alegre é uma referência no meio literário Português, assim como foram outros PRs, Teófilo Braga ou Manuel de Arriaga.

    Manuel Alegre dá uma garantia aos Portugueses que não dá Cavaco Silva, Manuel Alegre ao ser eleito é o Presidente de todos os Portugueses, não vai criar factos políticos, não vai em eleições colocar-se ao lado de nenhum dos partidos porque a sua candidatura é feita fora da esfera partidária.

    Pense bem Reis Soares, PR não é aquilo que Cavaco faz.

  4. Caro Reis Soares

    “Cavaco comporta-se como o dono do PSD em vez de ser Presidente – sem perceber que está a demolir o partido e a depreciar a República.”

    Quem é que escreve isto? podia ser eu mas não, é Carlos de Abreu Amorim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s