Serviço público

Se há coisa que as noites de Agosto trazem é….estrelas! Quem já esteve num daqueles sítios no meio do Alentejo onde se consegue ver a estrelinha mais miserável do firmamento, já passou pela sensação de frustração de pensar “porra, eu não percebo nada de Astronomia e isto deve ser giro” (também há quem, simplesmente, se peide e diga que a vida é bela…).

Eu já passei pela frustração (bem, pelo peido também) e por isso, há uns anos, mal vim de férias fui à FNAC e procurei um livro de astronomia. Achei fantástico, tirando o facto da merda do livro ser mais difícil de navegar nele que nos céus, pelo que desisti nessa altura de tentar ser mais literado no assunto.

Sábado passado resolvi levar os putos a uma daquelas Astronomias no Verão, desta feita organizado pelo Nuclio – Núcleo Interactivo de Astronomia, cuja sede é em S. Domingos de Rana. Para além de uma sessão verdadeiramente esclarecedora pelo astrofísico presente (coisa que nem sempre acontece) , ele apresentou-me a esta pequena maravilha que é capaz de tornar astrónomo amador o maior dos peidões das noites alentejanas – o Stellarium. Façam o download e instalem no vosso computador, o resto é bastante intuitivo de usar depois de se localizarem no mundo e acertarem o relógio para as horas que pretendem.

Ontem, graças ao Stellarium e a um pequeno telescópio merdoso que tenho, vi três dos satélites de Jupiter-Ganímedes, Calipso e Europa- para além do próprio. A astronomia que nunca foi “a minha praia” na física está a animar-me finalmente. Sabiam que a estrela Altair está mesmo em frente da minha janela agora?

Sobre Tonibler

Um vintém será sempre um vintém, um cretino será sempre um cretino
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

